sábado, 16 de agosto de 2008

Exposição!!!...

Na parte da tarde da nossa festa de finalistas, abrimos a nossa exposição de trabalhos realizados ao longo do ano lectivo. Previamente fizemos os convites onde convidámos os nossos pais e familiares, o Sr. Presidente da Junta e os membros do Conselho Executivo do nosso Agrupamento dos quais estiveram presentes o Presidente e um dos vice presidentes.
A exposição foi ainda acompanhada da projecção, no computador, dos registos fotográficos realizados ao longo do ano lectivo.
Aqui ficam as fotos da nossa exposição...........

Festa de Finalistas...

A nossa Festa de Finalistas realizou-se durante a manhã do dia 20 de Junho mas, tivemos um imprevisto... um dos nossos finalistas adoeceu e não pode estar presente. Mas assim que regressou ao Jardim fizemos-lhe uma pequena festinha, com os poucos meninos que ainda estavam a frequentar o Jardim.
Para este dia tínhamos planeado em conjunto fazer várias coisas: ver uma história em diapositivos, fazer uma gincana no campo, fazer um lanche e a "cerimónia" de entrega dos diplomas e certificados.
Assim começámos a nossa manhã por ver a história dos Três Porquinhos, em diapositivos, na nossa antiga sala do prolongamento pois é a única que conseguimos escurecer melhor.


Seguiu-se um pequeno lanche onde foi apresentado às crianças o Dicionário de Imagens devidamente encadernado.



A gincana prevista não se realizou devido ao calor intenso que fez nesse dia e no campo não existe qualquer sombra. Em contrapartida, os nossos amiguinhos do 1ºCEB surpreenderam-nos!!!.... Foram ao nosso Jardim apresentar a dramatização da Branca de Neve e dançar algumas músicas das Just Girls. Ficámos encantados com a surpresa deste pequeno espectáculo pois foi para nós um belo presente de fim de ano....



Finalmente fizemos a nossa simples cerimónia de entrega dos diplomas e certificados onde os nossos finalistas tiveram direito a capa e cartola!!!
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Os finalistas foram ao 1ºCEB!!!...

No dia 13 de Junho fomos mais uma vez à escola do 1ºCEB. Mas desta vez não fomos todos não... só foram os finalistas - os 3 meninos que vão ingressar, para o ano, o 1ºano do 1ºCiclo. E foram também os 6 finalistas do Jardim de Infância da aldeia vizinha. Esta foi a primeira vez que esses meninos tiveram oportunidade de conhecer a escola que vão frequentar para o próximo ano. Assim todos juntos comemorámos o dia de stº António... saltámos a fogueira de rosmaninho que cheira tão bem..., aprendemos canções dos santos populares que os nossos amiguinhos mais crescidos nos ensinaram e tudo isto com muita brincadeira e alegria.
E para o ano lá estarão estes nossos amigos com os quais nós iremos sempre brincar!!!...


Pastas....

Aqui ficam as imagens da construção das nossas pastas para arquivar os nossos trabalhos.
As imagens da pasta significam que lá dentro estão os nossos desenhos, pinturas e recortes que mostram, ilustram e registam as nossas "aventuras" ao longo do ano.

Aqui deixo a foto das pastas do ano anterior:

Expressão musical e dramática

A expressão musical e dramática, são duas das áreas que vão sendo exploradas com as crianças ao longo do ano.

Além de aprendermos muitas canções, também explorámos as propriedades do som. Um exemplo que podemos dar é a vivência corporal da altura dos sons (grave e agudo) a partir da música "O Touro e o Passarinho" (das Edições Convite à Música). As imagens seguintes mostram as crianças com os braços levantados que significa som agudo (som do passarinho) e os braços em baixo significa som grave (som do touro). Ao longo da canção as crianças têm de estar atentas para fazer os movimentos correctos.

Os Músicos de Bremen (um clássico da literatura infantil), foi uma das muitas histórias que ouvimos ao longo do ano lectivo e uma das que mais gostámos de dramatizar. Aproveitámos esta história para mais uma vez explorar as propriedades do som, o timbre (sons diferentes - identificar os instrumentos pelos diferentes sons que produzem) e a duração (som longo e som curto), utilizando diferentes instrumentos.


Técnicas de pintura/expressão plastica

Aqui ficam algumas técnicas de pintura/expressão plástica que realizámos durante este ano lectivo:

- Pintura de sopro onde se criaram pequenos monstros:



- Lápis de cera com guache muito líquido (cor à escolha):


- Composição: desenho a lápis de cor, recorte e colagem:


- Pontilhismo (canetas de feltro):


- Pintura de dedo:

- Dobragem (balões de S. João) - a dobragem é difícil, tiveram muita ajuda, no entanto, a parte de soprar para encher o balão foi o "ponto alto" desta actividade. Aqui ficam as imagens:



- Arte com conchas da praia:

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

08-08-08

E que tal... bela data não acham?!!!.... Não é todos os dias e também é a abertura dos Jogos Olímpicos...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Matemática e arte com tampinhas........

A Paula trouxe muitas tampinhas de várias cores, formas e tamanhos (recolhidas para posterior entrega para a "Associação Tampa Amiga - Projecto Tampinhas" - http://www.tampinhas.org/) e com elas fizemos algumas actividades de matemática e de expressão plástica. Primeiro classificámos e agrupámos formando vários subconjuntos. Um dos nossos amiguinhos até fez uma magia com uma tampinha!!!... todos ficaram surpreendidos, até o próprio!!!... Depois fizemos várias sequências e continuámos a fazer este jogo no computador (jogos retirados da net)... cada um esperou a sua vez de jogar e entretanto, dois amiguinhos resolveram continuar este jogo das sequências com os legos. Vejam as imagens...

Uma das crianças começou a fazer desenhos com as tampinhas e assim resolvemos fazer as nossas obras de arte!!!...


Arte com tampinhas

Sementeiras...

Este ano fizemos sementeiras utilizando diferentes tipos de sementes: feijão, milho, abóbora e girassol. Colocámos a terra nos vasos, as sementes e novamente terra. Regámos, fizemos etiquetas com os nomes das sementes de cada vaso e colocámos a data da sementeira. Pusemos à janela para receber a luz do sol (ver registo da sementeira do ano anterior), fizemos o registo e depois foi cuidar todos os dias e observar.
As nossas sementes rapidamente se transformaram em plantas mas umas demoraram mais a crescer do que outras. Entretanto transplantámos pés de girassóis para pequenos vasos para levarmos para casa e tivemos de colocar uma estaca nos feijoeiros pois estes cresceram muito. Estes chegaram mesmo a dar feijão verde e os girassóis quando começaram a dar flor, já os meninos estavam de férias.
Aqui ficam as imagens para vocês:

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare



terça-feira, 5 de agosto de 2008

Um Prémio!!!...


No dia 29 e 30 de Julho respectivamente, recebemos este selo dos Blogs Educar Partilhando e Jardim de Cruzeiro. Obrigado à Bé e à Juca pela atribuição deste prémio com o qual ficámos muito contentes!!!...

"Com o Prémio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro mostra, em cada dia, no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras".

O Prémio Dardos tem certas regras:

1. Aceitar exibir a distinta imagem
2. Linkar o blog do qual recebeu o prémio
3. Escolher quinze 15 blogs para entregar o Prémio Dardos