quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Uma sugestão...........


Aqui vos deixamos ficar uma sugestão
divertida...........................
uma "caixa gato" para rolo de papel higiénico.
É sempre útil ter à
mão de semear para limpar um ou
outro narizito!!!....

O Nabo Gigante!

Ainda na temática da alimentação, ouvimos a história "O Nabo Gigante" (Editora - Livros Horizonte), um conto popular Russo, uma história bem divertida da qual todos gostámos. Alguns meninos disseram que nunca tinham visto um nabo e a D. Isabel trouxe um da sua horta para todos o podermos observar. Só foi pena não ser um nabo gigante como o da história!!...
Resolvemos fazer o desenho de todas as personagens da história e elementos que fazem parte do cenário para a contarmos no - flanelógrafo-. Esta foi uma palavra nova que aprendemos e também um novo material que utilizámos. Depois do Rafael ter contado a história, no flanelógrafo, demos conta que faltava a panela da sopa e a Daniela foi desenhá-la.
Fizemos um grande conjunto de animais e descobrimos que podíamos fazer conjuntos mais pequenos de animais iguais. Assim fomos fazendo o conjunto dos porcos, dos gatos,.... Contámos quantos animais tinha cada conjunto, identificámos o conjunto maior, que é o dos 6 canários amarelos e o menor que é o que não tem nada, zero, e aprendemos que se chama conjunto vazio. Ainda descobrimos que o conjunto da vaca e do rato eram iguais porque só tinham um animal cada um. A Paula tirou um gato e pôs no conjunto dos porcos mas nós dissemos que não podia ser porque ali era o conjunto dos porcos....pois é.... o gato "não pertence" ao conjunto dos porcos.
Agora temos uma caixa onde estão guardados todos os desenhos que fizemos e sempre que quisermos, vamos contar a história no flanelógrafo ou fazer actividades de matemática... (ligue o som)

domingo, 26 de outubro de 2008

Vamos às compras!!!...

Todos sabemos que não basta fazer uma alimentação equilibrada.... em simultâneo devemos fazer também exercício físico. E foi exactamente o que nós fizemos, aproveitando o tempo que vai bom, a Paula com a ajuda do Rafael M., que foi o ajudante do dia, montaram um percurso no campo polivalente... O jogo chamava-se "Vamos às compras" e já estão a ver, não é?!... havia 2 equipas e ganhava aquela que conseguisse fazer as compras mais depressa. Pelo caminho tinhamos de fazer várias coisas diferentes que nem todos cumpriram como devia ser e alguns até se enganaram no caminho... Divertimo-nos muito e no final sentámo-nos à sombra a relaxar e bebemos um nestum líquido (oferta do serviço de almoços) para recuperar energia. Vejam as fotos:

Dia da alimentação...

E como foi prometido, aqui deixamos ficar registada a actividade de culinária que realizámos no dia da alimentação. Fizemos espetadas de fruta para a nossa sobremesa mas, apesar de todos termos gostado de as ter feito, alguns sem dificuldades outros com algumas, nem todos os meninos as comeram na íntegra. Uns não gostavam disto, outros não gostavam daquilo mas pelo menos provaram um bocadinho de cada!!!
Antes desta actividade fizemos contagens, formámos conjuntos, dissemos qual era o cardinal de cada um e qual era o maior, o menor,... Seguidamente combinámos um símbolo para cada fruta a utilizar e definimos, entre todos, qual a sequência a seguir na elaboração da espetada. Esta sequência foi registado no quadro para podermos consultar em caso de dúvida. E aqui ficam as imagens desse dia (à tarde foi a festa da Lara S. que já aqui vos mostrámos):


Este dia não ficaria completo se não explorássemos a roda dos alimentos e, foi o que fizemos. Vimos como os alimentos estavam agrupados e em que porções e também mostrámos à Paula que já sabemos explicar muito bem o porquê de comer mais ou menos deste ou daquele alimento e, também lhe dissemos que os doces não fazem parte da roda porque fazem muito mal à nossa saúde e só "muito às vezes" é que os podemos comer... Fizemos depois um jogo com a roda dos alimentos, que era coloca-los no lugar correcto... para nos ajudar, tínhamos uma tabela que podíamos ver. Fizemos este jogo a pares.
Alguns meninos descobriram, na nossa biblioteca, um livro sobre os alimentos que fizemos há dois anos e estiveram a vê-lo!

sábado, 25 de outubro de 2008

Chegámos às ..........

Myspace Comments, Glitter Graphics at GlitterYourWay.com

Myspace Layouts
VISITAS

A todos os que têm passado por este espaço, o nosso Muito Obrigado!... Iremos continuar a divulgar as nossas aventuras e diabruras esperando sempre pela vossa visita!.... Continuarão todos a ser muito bem vindos!!!


Ouça no link abaixo os nossos agradecimentos:
http://www.acapela-group.com/Greetings/Fish-1-4-baea8317bdc9e

Começou a Natação!!!...

A Natação começou e já tivemos duas sessões este mês...
A Câmara Municipal é a entidade promotora desta actividade para os Jardins de Infância do Concelho. São dois os projectos em que vamos participar este ano lectivo: "O Jardim Vai à Natação" o qual irá decorrer até final de Fevereiro e, "O Desporto Vai ao Jardim" que terá o seu início em Março e decorrerá até ao final do ano lectivo. Este ano dei aos Pais/Encarregados de Educação a oportunidade de escolherem: -ter só natação, -ter só desporto ou -ter natação e desporto de acordo com o calendário proposto. Entenderam optar pela última hipótese e assim vai ser... pena que não possam ser ambas as actividades em simultâneo e o ano inteiro mas,....... é melhor assim do que nada!
Com estes projectos pretendem-se atingir os seguintes objectivos gerais:
  • Promover e divulgar os benefícios da prática desportiva, de acordo com um conjunto de valores e atitudes que fomentem o espírito desportivo e o são convívio entre os praticantes;

  • Proporcionar aos alunos um diversificado conjunto de vivências e conhecimentos, quer ao nível da modalidade a praticar, como das instalações e equipamentos desportivos a utilizar;

  • Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno com intervenções ao nível dos domínios cognitivo, psicomotor e sócio-afectivo;
  • Promover o desporto junto dos alunos, enquanto veículo do desenvolvimento da pessoa humana, entendido como um processo integral e harmonioso;

  • A democratização e a igualdade de oportunidades de acesso à prática desportiva da população jovem;

  • A criação de hábitos regulares de prática desportiva e de actividade física.

Aqui vos deixamos as imagens da nossa primeira sessão:

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Posteriormente fizemos a avaliação da actividade e fizemos o registo individual utilizando a técnica do lápis de cera e anilina. Utiliza-se uma folha branca e faz-se o desenho com lápis de cera. Depois de concluído passa-se em toda a folha a anilina com um pincel, tira-se o excesso de água e põe-se a secar.
No ano anterior fizemos anilinas com tinta guache, a qual é diluída em bastante água. Este ano, como tínhamos muitos marcadores que já não pintavam bem e a Paula também trouxe alguns de casa dela, fizemos as anilinas com as cargas dos mesmos. Aqui está uma sugestão de como podemos reutilizar/reciclar os materiais. Fizemos anilina azul e verde e iremos ainda fazer mais cores. Aqui ficam as imagens para vocês. Ah..... guardem os marcadores velhos e poderão também fazer esta experiência!!!...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Doce de Tomate!...

Quando andámos a explorar o outono, descobrimos que nesta época há muitos tomates. A D. Isabel disse-nos que tinha, no seu quintal, muitos tomateiros e que podíamos lá ir apanhar alguns tomates. Assim foi.... lá fomos nós e quando lá chegámos, descobrimos que os tomateiros não são árvores... a Rita disse logo: "são como os feijoeiros que também precisam de paus compridos para se segurarem!!..." É verdade, estivemos a observar e relembrámos que o nome desses paus são as estacas. E depressa apanhámos muitos tomates que encheram o nosso cesto.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Ainda apanhámos alguns tomates no quintal da avó da Lara S. e vimos lá uma abóbora no chão....as abóboras são tão pesadas que crescem no chão!!!........ Ainda vimos uma árvore que dá nozes e que se chama...."nozeira", dissemos nós, mas a Paula disse-nos que o nome era nogueira........
E agora o que vamos fazer com tantos tomates? Estivemos a pensar e a dizer como costumamos comer os tomates......... na salada, arroz de tomate, na sopa, doce, disse o Rafael R., "a minha mãe tem lá doce mas eu ainda não provei"!
Resolvemos então fazer doce de tomate e "metemos as mãos ao tomate"!!!! Primeiro lavámos muito bem as nossa mãos e arregaçámos as mangas.......
Tirámos a pele, cortámos e tirámos as sementes, coámos as mesmas para aproveitar o sumo do tomate que todos nós provámos com um pouco de açúcar e gostámos muito (menos 3 meninos). Pesámos os tomates e o açúcar e este até fez um desenho que parecia um coração.... Não nos esquecemos do pau de canela...hum...que cheirinho!! Depois colocámos ao lume (no nosso disco eléctrico) e fomos mexendo de vez em quando e vez a vez com muito cuidado!!!.... Esteve assim a tarde toda e, no dia seguinte o nosso doce estava pronto!

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Então foi a vez de provar.....hum!!! que delícia... todos comeram a repetiram a tosta barrada com o doce! Depois foi a vez de colocarmos nos frascos que íamos levar para a nossa família.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Finalmente tratámos da decoração dos frascos....vejam como foi!!!...

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Fizemos ainda o registo individual da actividade e também "ditámos" a receita para a Paula escrever num grande tomate que nós depois enfeitámos...

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Fomos ao teatro................

Já todos vocês conhecem a história do Pinóquio, não é verdade?!.... Pois bem, nós na semana passada estivemos a ver o filme desse clássico da Disney para relembrar a história.Paula trouxe-nos um Pinóquio articulado feito de madeira........não era uma marioneta!!!
Mas a Rita disse que tinha um palhaço que era marioneta e trouxe para nós vermos como é. Contou-nos que o pai teve de fazer uma pequena operação à marioneta, pois estava um pouco estragada, e ficou logo tudo resolvido!!!...
Fizemos uma pintura do Pinóquio e até lhe colámos uma pena no chapéu.... agora temos na nossa sala uma exposição de pintura de Pinóquios... estão todos muito bonitos e só alguns é que estão a "dizer" mentiras..... conseguem descobrir quais são?!...Bom, vimos o filme e....fomos ver o teatro. Assim fomos a Viseu, ao teatro Mirita Casimiro, assistir à peça "Pinóquio - aventuras de um boneco", pela companhia de teatro "Efémero" de Aveiro. Gostámos todos de ver mas... houve alguns meninos que choramingaram um pouquito com medo mas depressa lhes passou. Apenas uma nossa amiguinha dizia o tempo todo... "Eu quero ir para a escola,... ó Paula, leva-me para a escola...." (na posterior avaliação da actividade, realizada com o grupo, a criança em questão referiu novamente que não gostou do teatro porque tinha medo dos "fantasmas" - as personagens da raposa e do gato - e não queria ver o teatro outra vez!). Um dos nossos amiguinhos, gostou tanto, tanto, que esteve todo o tempo a bater palmas, a falar para as personagens e a "dar-lhes informações", saltava na cadeira de tão contente e feliz que estava..... Para o fim já estavamos um pouquinho cansados, pois a peça durou mais de uma hora, mas ainda "tivemos força" para aplaudir os actores!!!.....
Fiquem com as imagens..............

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow



Festas de aniversário!!!....

Aqui vos deixamos algumas imagens das festas de aniversário do Diogo e da Lara S. Foram ambas muito divertidas!!!!.........

BubbleShare: Share photos - Craft Ideas


BubbleShare: Share photos - Craft Ideas

domingo, 19 de outubro de 2008

Biblioteca...

E a nossa biblioteca está diferente.... temos 2 pufs onde ficamos muito confortáveis a ver e a "ler" os nossos livros de histórias. E por falar em biblioteca, para o mês que vem, vamos começar outra vez com o nossas mochilas vai-vem... estamos ansiosos!!!....

Quadro de presenças e calendário...

Ainda não vos tínhamos mostrado o nosso quadro de presenças. Aqui está ele...todos os dias, o ajudante do dia, que é sorteado, marca as presenças e faltas de todos os meninos fazendo a "chamada". Como podem observar, os meninos deste Jardim são todos muito assíduos, quase não faltam e, como vêem, esta semana ainda não faltou ninguém!!! E é isso mesmo, a matemática está aqui presente pois cada criança tem de ser capaz de preencher e "ler"a tabela de dupla entrada, fazer contagens, saber dizer em que dia da semana faltou determinado menino (isto quando falta alguém),...... No início, as crianças ficaram um pouco baralhadas pois o quadro tem uma apresentação diferente da do ano anterior (os meninos estavam do lado esquerdo e os dias da semana em cima) mas, rápidamente o interpretaram com correctamente. Ao lado é feito o preenchimento do calendário (noções temporais... dia, semana, mês, ano), é feita a observação do tempo que faz e, faz-se a planificação das actividades a desenvolver ao longo do dia:




sábado, 18 de outubro de 2008

Poema de outono...

Depois de conversarmos, observar a natureza, ouvir histórias e fazer algumas visitas, fizemos todos juntos um pequeno poema sobre o outono! Recortámos e pintámos folhas com as cores do outono, usando a técnica do pouchoir. Ficou assim!!...

Muito Contentes!!!...

Estamos muito contentes e orgulhosos também!!!.........
Vejam só...recebemos mais dois prémios!!!!!!!!!!!!!

No passado dia 16 de Outubro, foi mais uma vez a nossa amiga Gianne do Brasil e do blog "Bala de Goma", que nos atribuiu o "Prémio Sem Fronteiras". Obrigada Gianne mais uma vez por nos ter escolhido. Ficámos muito contentes!!!...
Devo oferecer o mesmo prémio a outros blogs, e assim firmar o nosso compromisso com a Educação de qualidade. Desta vez, os meus eleitos são todos "além fronteiras":

Gianne - "Bala de Goma"- Brasil
Jacirinha - "Oficina de Criatividade" - Brasil
Maristela "Gente Miúda" - Brasil
Vanda - "Dellavi Artes" - Brasil
Vanessa - "Pirlim Pim Pim" - Brasil
Rosana - "El Rinconcito de la Infancia" - Argentina
"La Clase de Luna" - Espanha
"Los Pinguinos" - Espanha
"Tegrina" - Espanha
"Los Peques del Picasso" - Espanha
"Cole de la Fantasia" - Espanha




Hoje foi a "apatrícia" do blog "No Mundo das Crianças..." que nos atribuiu o prémio "Blog de Ouro".

Agradecemos muito esta nomeação, que retribuímos com muito prazer, e vamos também premiar alguns blogs que consideramos serem de ouro:


http://perfumedecrianca.blogspot.com/


Parabéns a Todos!!!...

Vindimas!!!...

Não podíamos deixar de vos contar e de vos mostrar a nossa visita à vinha da D. Lurdes. Assim que entrámos ficámos encantados com a parreira que formava um túnel bem comprido.... e lá fomos nós experimentar fazer as vindimas! Foi divertido e cada um de nós cortou um cacho de uvas!!! A D. Lurdes ainda cortou alguns cachos da parreira para nós provarmos... No caminho de volta, encontrámos amoras que são os frutos das silvas e provámos... alguns meninos não gostaram nada!!! E está claro, hoje a nossa sobremesa foram as uvas que nós estivemos a vindimar...e que boas que eram!!!....
No final fizémos o registo individual da nossa visita.
Obrigada à D. Lurdes pela sua disponibilidade e simpatia com que nos recebeu.



Todos nós sabíamos que as uvas para além de serem boas para comer servem para fazer vinho. Sabíamos mais ou menos como se faz mas, com a ajuda do jogo de imagens que temos no nosso Jardim, ficámos a saber mesmo!!! Deixamos aqui essas imagens para vocês, para imprimir, recortar e jogar.... vejam se conseguem fazer a sequência correctamente como nós já conseguimos fazer (não todos!!!....).

E não te esqueças, se és pequeno não bebas vinho pois faz muito mal à saúde e se és adulto deves beber pouquinho, com moderação, senão também poderá fazer muito mal à tua saúde!...

Aqui desenhámos nós - Da uva ao vinho -

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

A sopa faz bem a todos e deve ser comida no início das refeições do almoço e do jantar.

Hoje ouvimos a história "Come a sopa, Marta!" que é uma história para meninas e meninos que não gostam de sopa.

Excerto da obra:

Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer:

- É para comer tudo até ao fim! E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz. (...)

Fizemos outras coisas... mas depois contamos, ok?!...

Aqui fica a canção "Eu gosto de sopa", cheiinha de ritmo.........


sábado, 11 de outubro de 2008

Quadro de aniversários...

E as festas de aniversário dos nossos meninos vão já começar para a semana. O nosso quadro de aniversários já está pronto! Este ano temos helicópteros... no dia em que cada criança fizer anos, a mesma será o piloto do helicóptero e o Diogo que vai ser o 1º está !em pulgas"!!!
Este quadro permite-nos visualizar todos os meses do ano pela sua ordem e explorar as diferenças em cada mês relativas à quantidade de aniversários. Assim os meninos descobriram que o mês de Dezembro é o mês onde há mais meninos a fazer anos (4 meninos) e também que há 4 meses em que nenhum menino faz anos (falta a foto de um menino que faz anos em Julho).... Eu não irei precisar de avisar quando alguém faz anos pois as próprias crianças serão capazes de o descobrir sozinhas!
Aqui fica uma foto do quadro e outra de um helicóptero só, do qual poderão tirar o molde: