quarta-feira, 15 de abril de 2009

Experiência...O arco-íris....

E depois da visita ao teatro Viriato e de termos sido caçadores de arco-íris, resolvemos fazer nós mesmos um arco-íris na nossa sala. Os meninos mais crescidos sabiam que para aparecer o arco-íris de verdade, é preciso haver sol e estar a chover e é quando o sol passa pelas gotas de água que aparece o arco-íris... as coisas que estes meninos já sabem. Então tivemos que arranjar um substituto para o sol, que é luz, e um dos meninos muito acertadamente disse que podíamos usar uma lanterna. Depois precisámos de arranjar a chuva e então fomos buscar uma bacia com água mas, deparámo-nos com um problema, ao acender a lanterna, a sua luz não conseguia chegar à água porque a bacia não deixava. Um dos meninos lembrou-se de uma noção que já tínhamos abordado há algum tempo.....opaco e transparente.... É isso mesmo, relembrámos esta noção e procurámos na nossa sala objectos opacos e transparentes e agrupámo-los em dois conjuntos. Então descobrimos um aquário e fomos logo experimentar se a luz já conseguia chegar à água. E conseguiu mesmo e logo de seguida e para nosso espanto, o arco-íris apareceu na parede e fazia mesmo um arco.... ficámos muito contentes. Fomos também experimentar com a luz do sol e também conseguimos ver o arco-íris. A luz do sol, que é chamada a luz branca e que parece que não tem qualquer cor, afinal é a mistura de todas as cores.... No final fizemos o registo desta experiência que todos gostámos de fazer.

5 comentários:

Xinha disse...

E é a experimentar que se aprende!
Muito giro!!!

Luz disse...

Fantástico o vosso arco-iris!
Hoje já aprendi mais uma coisa convosco...
Acho que vamos experimentar. Eles são fascinados pela cor!!!...
Luz e meninos da Brandoa

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá a todos!

Se quiserem conhecer um arco-íris diferente, venham espreitar à nossa sala... é a sala do arco-íris, por isso lá não faltam!

Mas valeu a experiência, que nós também já fizemos, é muito engraçada e aprendem-se conceitos importantes de física, como gente grande!

Beijinhos para vocês dos amiguinhos do Jardim de Cruzeiro

Luz disse...

Claro que podes vir connosco nas nossas viajens, sejam elas espaciais ou não. De certa forma já viajas sempre connosco pois és nossa amiga e portanto estás sempre no nosso coração
Um beijinho
Luz e meninos

paqui disse...

Paula, me ha gustado mucho la experiencia del arco iris, y así constatamos que experimentando los niños aprenden cualquier concepto.
Es un gusto ver tu blog. Si quieres, puedes recoger un premio que tenemos para tí en el nuestro.
Un besote.