quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rancho Folclórico Rouxinóis do Dão

A Sara e a Soraia são duas simpáticas meninas que pertencem ao Rancho Folclórico Rouxinóis do Dão de Fagilde. Elas vieram ao nosso Jardim falar sobre o rancho.... ficámos a saber que as roupas estão relacionadas com os trabalhos que cada um fazia, antigamente, nas terras e que por exemplo as meninas e senhoras não podem ter as unhas pintadas pois isso não se usava! A Soraia já sabe tocar bem acordeão e tocou um bocadinho para nós enquanto a Sara dançou. Gostámos muito de as ver e ficámos cheios de vontade de dançar também e foi mesmo o que fizemos!!...


O Sérgio, que é o ensaiador do rancho, veio também ao nosso Jardim para ensaiar connosco a dança da padeirinha. Foi muito divertido e sabem, nós até temos jeito e aprendemos mesmo depressa todos os passos e voltas que tínhamos de dar.
Como correu tudo bem, no fim do ano, na nossa festa, dançámos esta dança juntamente com o Rancho que tocou e cantou. Por agora ficam as imagens dos ensaios com o nosso amigo Sérgio e um dia destes verão as fotos da nossa festa!!
E se quiseres saber mais sobre os Rouxinhóis, é só clicares aqui.

Aqui vos deixamos dois meninos, vestidos a rigor, para usarem como entenderem....

8 comentários:

Xinha disse...

Mais uma vantagem de trabalhar no meio rural. O acesso a vivências tradicionais que não existem nas cidades. Quando trabalhei no Concelho de Mafra também participámos sempre nas Marchas Populares de Mafra a representar Cheleiros. Mesmo depois de deixar de trabalhar em Cheleiros e trabalhar na Igreja Nova, que ia concorrer com Cheleiros e com todas as outras freguesias, continuei a organizar as Marchas Populares de Cheleiros, a desenhar as roupas, escolher os tecidos, desenhar os arcos e a sua decoração, escolher a música e letra, escrita pela minha amiga Graça Pedroso,ensaiar as crianças e a desfilar com elas à noite em Mafra.
Enquanto trabalhei em Cheleiros, durante três anos, levei também as minhas crianças de 3, 4 e 5 anos, (o que não era nada fácil porque eram muitos grupos aparticipar e chegámos a desfilar às 23h) e crianças do 1º ciclo. Depois de ter saído de Cheleiros passei a levar só as crianças do 1º ciclo (que queriam participar), que na sua maioria tinham sido minhas :)
Algumas das tuas crianças irão pertencer ao rancho de certo.
Beijinhos da Xinha

Xinha disse...

A vossa festa deve ter sido mesmo uma animação. Gostava muito de ter assistido.
Os pais devem ter adorado!
Muitos beijinhos para todos e para a vossa educadora que vos proporciona tantos momentos importantes e felizes.

Isabel Preto disse...

Mas que maravilha! quem me dera estar aí a dançar com vocês:))
Beijinhos

Luz disse...

Paula
Uma boa forma de enraízar as crianças e de lhes promover o gosto pela cultura local.
Parabéns pela iniciativa.(Posso copiá-la?)
Bjs
Luz

paula disse...

É verdade que quando temos estes recursos ao nosso dispor é óptimo e ainda melhor quando as pessoas se predispõem a fazer parceria connosco. Foi sem dúvida uma fantástica experiência para todos principalmente para os meus pequeninos que adoraram!! Como dizes Xinha, quem sabe mais alguma destas crianças fará parte deste rancho, isto porque uma delas já faz parte assim como uma outra que também andou aqui no Jardim comigo.

E Luz, as experiências que eu vejo, aqui pela net e não só, que acho interessantes e que posso concretizar, eu meto mãos à obra e faço. A partir do momento em que eu aqui coloco o que vou fazendo, quem quiser pode utilizar, copiar ou adaptar conforme entender ou pura e simplesmente ignorar!!!!

Obrigada pelos vossos comentários, beijinhos e vou ver se consigo ainda colocar mais algumas actividades, um pouco à pressa, pois estou já numa agitação de férias a aproveitar cada momento desta nossa vida tão curta!!!

Boas férias também para vocês!

Paula

Xinha disse...

Paulinha...
Onde é que tu andas???
Já estamos em Setembro...altura de voltar à escola e aos blogues!!!
Beijinhos da Xinha

Anónimo disse...

Daqui fala a Sara e a Soraia... Queremos dizer-lhe que gostámos muito do que publicou acerca do rancho folclórico "Rouxinóis do Dão" de Fagilde ao qual pertencemos. Foi uma experiência muito boa e gratificante podermos mostrar a todos as tradições e costumes de antigamente. Em nome do rancho, agradecemos toda a simpatia e disponibilidade que nos proporcionaram. Mais uma vez, muito obrigado e esperamos voltar a vê-la novamente. E já sabe… Sempre que quiser pode aparecer para voltar a dançar connosco! :)

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Ei, Paulinha!

Que delícia recomeçar! É como uma vida nova! Desejo-lhe boa sorte com seus novos alunos!

Não fiquei muito tempo sem me visitar,não! Porque, do contrário, eu sinto muita saudade! (hihihihihi!)

Um abração!! Um beijãooo! :) Ótima semana!

Pedro Antônio