quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ah.....Paciência!!!....

Nas minhas pesquisas pela net, encontrei esta pequena história que me fez rir,.....

Num Jardim de Infância a educadora está a ajudar um menino a calçar as botas.

Ela faz força, faz força, e parece impossível: as botas estão muito apertadas.
Ao fim de algum tempo, e a muito custo, uma bota já entrou e a outra já está quase.
Nisto, diz o miúdo:- As botas estão trocadas!
A educadora pára, respira fundo, vê que o rapaz tem razão e começa a tirar-lhe as botas.Mais uma dose de esforço e depois ela torna a calçar-lhas, desta vez nos pés certos. Ao fim de muito tempo e muito esforço, ela lá é bem sucedida e diz:- Bolas... estava a ver que não... custou...
- Sabe, é que estas botas não são minhas!
A educadora fecha os olhos, respira fundo e recomeça a descalçar o rapaz novamente. Quando finalmente consegue, diz ao miúdo:- OK! De quem é que são estas botas, então?
- São do meu irmão! A minha mãe obrigou-me a trazê-las!A educadora fica em estado de choque, pulsação acelerada, vair espirando fundo, decide não dizer nada e a calçar novamente o rapaz.
Mais uma série de tempo e finalmente consegue.
Por fim diz-lhe:- Pronto, as botas já estão! Onde é que tens as luvas?
- Estão dentro das botas!...

Ah.......Paciência!!!!.........

Cantar os Reis...


No dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, começámos por ouvir a história "A Lenda do Bolo Rei", como já viram. Entretanto fizemos também as nossas coroas de Reis para irmos cantar à noite, com os meninos do 1ºCEB e os nossos Pais.



E assim foi. Mas por causa do frio de rachar que fazia, muitos dos nossos amiguinhos não puderam vir connosco! Foi mesmo uma pena!!!.... Mas, como se costuma dizer, éramos poucos mas bons!
O ponto de encontro foi no nosso Jardim e lá fomos nós tocar e cantar. Cantámos a muitas portas, um restaurante e um café. Os mais crescidos até fizeram um brinde com um docinho Vinho do Porto!! Ganhámos muitas guloseimas e também algum dinheirito! Na nossa última visita, foi mesmo à moda antiga... os donos da casa convidaram-nos a entrar e ofereceram-nos sumos, bolachas, chocolates e figos secos!!
Ficámos assim a saber como é esta tradição dos Reis e demos o nosso contributo para a manter viva! No dia seguinte mostrámos, aos nossos amigos que não puderam ir connosco, as fotografias e explicámos como fizemos. Aqui ficam as fotografias para verem também....





terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A lenda do Bolo Rei

Deixo-vos aqui umas imagens, já antigas, da lenda do bolo rei (uma de várias versões que já vi), e respectivo texto escrito:
Agora podem aqui ver os nossos registos da lenda:




domingo, 25 de janeiro de 2009

O carnaval está a chegar!!!

Como o Carnaval está a chegar, partilho aqui com vocês um Powerpoint sobre a Arte circense, onde se pode observar e explorar tudo o que acontece dentro e ao redor do Chapitô. Espero que vos seja útil...



Aqui vos deixo também ficar um desenho para colorir....

Regras da sala...

Ainda não vos tínhamos dado a conhecer as nossas regras da sala... em grande grupo discutimos as mesmas e cada um deu a sua opinião. Embora saibamos muito bem como deve ser o nosso comportamento no dia a dia do Jardim, há alguns dos nossos amigos que se esquecem com frequência!!!...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

E a NEVE voltou.................

.................. e desta vez cheia de força.....................

video

E o meu dia começou assim como puderam ver no vídeo............no quintal de minha casa nevava intensamente logo pela manhã e deixou tudo branco num piscar de olhos. Mas depois parou, o sol brilhou e eu fui trabalhar. Na aldeia onde estou, a neve não tinha pegado mas à hora do almoço vejam só a surpresa................. caíu um nevão daqueles e deixou todas as crianças numa euforia... tivemos de ir brincar um bocadinho, como não podia deixar de ser, mas por pouco tempo pois a estrada estava muito perigosa e eu tive de ir embora..... Deixo-vos algumas fotos da brincadeira das crianças e de como já estava a estrada quando voltei para casa!!!!
(ligue o som e clique em Next para ir para a fotografia seguinte)




E uma notícia de última hora, a D. Isabel, minha Auxiliar, telefonou a dizer que foi contactada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia para comunicar que foi decidido que amanhã não irá haver aulas no concelho todo,devido ao gelo que se venha a formar ou a mais queda de neve!!! Uma decisão sensata.....o motivo está nas fotos acima!!!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Um belo ajudante!!!....

Para todos aqueles que têm um pouco de dificuldade em ampliar imagens, descobri, no blog da Vanessa , um belo ajudante que fará esse trabalho para ti sem qualquer esforço!!!!! É um tutorial que podes encontrar aqui no blockposters....é só escolher a imagem e seguir as indicações...
Boas ampliações!!!............

domingo, 18 de janeiro de 2009

A Festa de Natal!!!...

A nossa festa de Natal realizou-se no dia 20 de Dezembro no salão da Associação Cultural e Recreativa, com os Pais e Famílias das crianças do Jardim e do 1ºCEB e ainda contámos com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Foi uma festa muito animada, as crianças cantaram, dançaram e representaram. Os meninos do Jardim dramatizaram a história "O Anjinho Migalhinhas" e as crianças do 1ºCEB dramatizaram "O Milagre das Rosas" e realizaram um "Presépio vivo". Depois de algumas canções e danças, todas as crianças, pequenas e mais crescidas, terminaram a sua actuação com grande alegria a dançar e a cantar a música "Vem que eu vou-te ensinar".


Os pais das crianças do Jardim mais uma vez nos presentearam com a sua boa disposição e dançaram e cantaram para nós. Primeiro dançaram a música "A cantiga do Avô Cantigas" , depois dançaram "Fantasminha Brincalhão" e por fim tocaram e cantaram algumas canções de Natal e de Boas Festas. Uns verdadeiros artistas!!!


Depois de tanta agitação e diversão, passámos à nossa "Ceia de Natal" onde pudemos saborear várias iguarias! Humm.....


E não pensem vocês que terminou a festa! Ainda fomos presenteados com a já bem famosa dupla de Palhaços, Batatinha e Companhia, que mais uma vez vieram abrilhantar a nossa festa com novas piadas e brincadeiras, encantando crianças e adultos! Mas tivemos todos uma grande surpresa!!!! Não é que esta companhia cresceu?!!! Pois é, agora é um trio em vez de uma dupla... e adivinhem lá quem é o novo elemento.............pois é................... agora temos também o Palhacinho Narizinho, que é a nossa amiguinha Daniela!!!!! Foi Mesmo uma grande Surpresa! Para quem não sabe, estes famosos Palhaços são todos da mesma Família, a Família Correia, o pai e as duas filhas, só falta mesmo a mãe!!!!!!............

E como não podia deixar de ser, os nossos amigos Palhaços trouxeram com eles a personagem mais esperada da noite,.............. o Pai Natal que distrubuiu os presentes, deixando todas as crianças encantadas e contentes, principalmente as do Jardim......................
Deixo aqui as imagens:


sábado, 17 de janeiro de 2009

O Feiticeiro de Oz



O Feiticeiro de Oz foi o nosso conto Natal, um verdadeiro conto de fadas. A Paula leu-nos esta história por capítulos e nós gostámos muito. Estivemos com muita atenção, vimos algumas imagens do livro mas criámos também muitas imagens mentais à medida que íamos imaginando, nas nossas cabecitas, todas as acções e aventuras que ouvíamos descrever. Gostaríamos de ter visto também o filme, por essa altura, mas não o conseguimos arranjar.

Na semana a seguir ao Natal o filme passou na televisão, no canal 2, e a Rita foi a única menina que o viu. Mas esta semana tivemos uma surpresa, o nosso amigo Rafael M. trouxe-nos o filme que o primo dele conseguiu gravar e vimo-lo em duas sessões. Como as personagens falam em inglês, a Paula esteve todo o tempo a fazer a tradução. Embora nós soubéssemos todos os acontecimentos da história, queríamos saber tudo o que estavam a dizer!!! Gostámos muito do filme e adorávamos sempre que aparecia a bruxa má....alguns até se assustaram um pouquito!!!!



Sinopse: Levada por um ciclone para a Terra de Oz, Doroteia caminha através de um mundo mágico, tentando encontrar a Cidade das Esmeraldas e o Feiticeiro que a pode ajudar a encontrar o caminho de regresso a casa. Viajando com três amigos - o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão - Doroteia convida todas as crianças a seguir as suas aventuras pela estrada de tijolo amarelo.

Esta história foi escrita por L. Frank Baum, publicada em 1900 e transformada num filme musical em 1939, com Judy Garland a desempenhar o papel de Doroteia.



Ao contar esta história e ao rever este filme, fui transportada para a minha própria infância, onde me consegui "ver" na casa dos meus pais com a inha família reunida na noite de Natal, a ver este mesmo filme que logo nessa altura me encantou!!! Que saudades.......................... de tudo, de ser criança, dos meus pais, dos Natais de antigamente, das histórias que me contavam,........................lá vem o sentimentalismo, dirão vocês...desculpem, foi um pouco de nostalgia que se acercou de mim mas passa já, já!!!!!!

Se eu fosse o Pai Natal...

Voltando a algumas actividades da época de Natal, aqui fica uma história que ouvimos contar:"Se eu fosse o Pai Natal...".
A Paula deu-nos uma folha branca com um círculo desenhado e começou a contar a história. Nós tínhamos de estar com atenção e desenhar o que íamos escutando. Pois é, o círculo transformou-se num bonito Pai Natal! E a história que a Paula nos contou terminou assim:
"Se eu fosse um Pai Natal, daria muitos presentes a todos os meninos do mundo inteiro!".... e nós, desenhámos muitos presentes à volta do Pai Natal!!! Por fim, como só usámos lápis de cera, passámos anilina verde por todo o nosso desenho e vimos a história em powerpoint.
Aqui ficam as imagens das nossas produções e também a história.




quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mais um miminho!!!...


Desta vez foi o nosso Blog Amigo "Pequenos Patifes" que nos presenteou com este miminho:
este prémio é atribuído aos blogs mais Maraa(maravilhosos da Internet)...assim sendo é com muito prazer que o recebo e retribuo a quem nos enviou e ainda:
http://dunga67.blogspot.com/
http://pirlimpompom.blogspot.com/
http://sigarrosa.blogspot.com/
http://peixinhosnosotao.blogspot.com/
http://jardimdabrincadeira.blogspot.com/
http://pirlim-pimpim.blogspot.com/
http://solquijote.blogspot.com/
http://perfumedecrianca.blogspot.com/
http://nomundodascriancas.blogspot.com/
http://laclasedeluna.blogspot.com/
http://blogde3binfantilguadalupe.blogspot.com/

O "Troféu Pedagogia do Afecto" foi-nos atribuído por 6 vezes!!!... Vamos aguardar e ver o que acontece!!!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Miminhos!!!...

Os primeiros miminhos do ano 2009, e os quais nós muito agradecemos, foram-nos atribuídos pelas seguintes amigas blogueiras:

Vanessa - http://pirlim-pimpim.blogspot.com/
que nos atribuiu os seguintes miminhos:


Jardim de Cruzeiro - http://jardimdecruzeiro.blogspot.com/
Nexita - http://azuen-reinoencantadodasalmofadas.blogspot.com/
A Viagem dos Amarelinhos - http://aviagemdosamarelinhos.blogspot.com/
As Pequenas Flores Azuis - http://asaladomeujardim.blogspot.com/
e Os Malendrecos - http://sigarrosa.blogspot.com/
que nos atribuíram o seguinte miminho:


Dedico os dois prémios (Troféu Pedagogia do Afecto e Friends Forever) a todos os actuais Seguidores do meu blog assim como aos meus Blogs Amigos com desejos de um Fantástico 2009!!!
(consultar a lista de Seguidores e de Blogs Amigos na barra ao lado)

O blogue que receber 5 vezes o troféu Pedagogia do Afecto deverá ir à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixando um comentário com o e-mail para receber mais uma homenagem."

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Está a NEVAR!!!!.............

Por volta das 3h começaram a cair os primeiros flocos de neve... rapidamente fomos vestir os casacos e pôr os carapuços para ir ver este acontecimento, mas, assim que chegámos à rua já tinha parado....oh!!! que pena!!!...disseram todos. Depois de quase todos os meninos terem saído, começou outra vez a nevar e, mais uma vez fomos a correr a agasalhar e conseguimos ver uns flocos muito "tímidos" e tentámos apanhar alguns com as nossas mãozitas!!! E foi tudo o que conseguimos ver!!!....

Já no meu caminho para casa, a neve começou a cair intensamente e tudo começou a ficar com um lindo tom de branco.......

Às 19h fui levar o Nicolau, o meu filho, ao treino de futebol......... Brrrrrrrrrrrrrrrrr, que frio!!!!!!!
Vejam só como estava o campo!!!! Passou de verde a branco....................


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Postal e presente para os Pais...

E aqui deixamos uma foto do postal, que fizemos para a nossa família, com a "Rena Rudolfo" - usámos pequenos galhos de árvore para as hastes das renas, pedaços de madeira com forma circular, pintados de vermelho, para o nariz e pedaços de esferovite para fazer a neve.
O presente: duas argolas de guardanapo feitas com metades de rolos de papel higiénico pintados de verde e enfeitados com fita dourada e com uma rena colada feita em mosgumi, utilizando também pequenos galhos de árvore para as hastes. Para embrulhar o presente, carimbámos papel de pintura com estrelas vermelhas.
Utilizou-se o recorte e a picotagem tanto para o postal como para as argolas de guardanapo e mais uma vez reutilizámos alguns materiais: rolos papel higiénico, pedaços de madeira, esferovite (proveniente dos pequenos tabuleiros para embalar legumes, carnes,...)A Paula deu-nos um rolinho surpresa quando levámos os presentes para os nossos papás e, só descobrimos o que eles tinham em casa.........................eram chocolates!!!!.........humm, que bom!

Enfeites de Natal!...

Aqui vos deixamos ficar alguns enfeites de Natal feitos por miúdos e graúdos, para embelezar a sala onde se realizou a nossa Festa de Natal...... (reutilizámos alguns materiais: revistas, paus de espetadas e pratos de papel)

Pinheiros feitos com revistas (ideia retirada da net)

Centros de mesa feitos com cartolinas, paus de espetadas e hera

Bola de Natal feita com pratos de papel brancos, pintados com spray vermelho, estrelas recortadas em papel autocolante dourado (ideia retirada da net)

domingo, 4 de janeiro de 2009

Chegaram as bolas!!!!!...................

Mais uma Grannnnnnnnnnnnnnnde surpresa durante a semana antes da Festa de Natal..... chegou uma encomenda, era uma caixa muito grande... Todos tentaram adivinhar o que vinha dentro dela até que descobrimos que eram as tão esperadas BOLAS para a nossa piscina de bolas que está na sala da CAF (componente de apoio à família). Fomos logo tratar de as colocar no seu devido lugar e, queriamos todos ir logo dar uns belos "mergulhos" mas... pacientemente tivemos de esperar pois só podem ir dois de cada vez.... Como agora as bolas já são muitas, quase que dá para nos escondermos todos no meio delas!... A nossa alegria foi mesmo muita, foi um presente de Natal antecipado!!!!
Agora falta o resssssstooooooo.... pagar!!! ai, ai, ai.... mas os Pais estão a tratar do assunto e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia disse que nos dava uma verba para ajudar, o que já não é nada mau!!!...
(ligue o som e vá clicando na seta vermelha para ver todas as fotos)

Click to play Bolas novas!!!...
Create your own greeting - Powered by Smilebox
Make a Smilebox greeting