domingo, 26 de outubro de 2008

Dia da alimentação...

E como foi prometido, aqui deixamos ficar registada a actividade de culinária que realizámos no dia da alimentação. Fizemos espetadas de fruta para a nossa sobremesa mas, apesar de todos termos gostado de as ter feito, alguns sem dificuldades outros com algumas, nem todos os meninos as comeram na íntegra. Uns não gostavam disto, outros não gostavam daquilo mas pelo menos provaram um bocadinho de cada!!!
Antes desta actividade fizemos contagens, formámos conjuntos, dissemos qual era o cardinal de cada um e qual era o maior, o menor,... Seguidamente combinámos um símbolo para cada fruta a utilizar e definimos, entre todos, qual a sequência a seguir na elaboração da espetada. Esta sequência foi registado no quadro para podermos consultar em caso de dúvida. E aqui ficam as imagens desse dia (à tarde foi a festa da Lara S. que já aqui vos mostrámos):


Este dia não ficaria completo se não explorássemos a roda dos alimentos e, foi o que fizemos. Vimos como os alimentos estavam agrupados e em que porções e também mostrámos à Paula que já sabemos explicar muito bem o porquê de comer mais ou menos deste ou daquele alimento e, também lhe dissemos que os doces não fazem parte da roda porque fazem muito mal à nossa saúde e só "muito às vezes" é que os podemos comer... Fizemos depois um jogo com a roda dos alimentos, que era coloca-los no lugar correcto... para nos ajudar, tínhamos uma tabela que podíamos ver. Fizemos este jogo a pares.
Alguns meninos descobriram, na nossa biblioteca, um livro sobre os alimentos que fizemos há dois anos e estiveram a vê-lo!

Sem comentários: