quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Nabo Gigante!

Ainda na temática da alimentação, ouvimos a história "O Nabo Gigante" (Editora - Livros Horizonte), um conto popular Russo, uma história bem divertida da qual todos gostámos. Alguns meninos disseram que nunca tinham visto um nabo e a D. Isabel trouxe um da sua horta para todos o podermos observar. Só foi pena não ser um nabo gigante como o da história!!...
Resolvemos fazer o desenho de todas as personagens da história e elementos que fazem parte do cenário para a contarmos no - flanelógrafo-. Esta foi uma palavra nova que aprendemos e também um novo material que utilizámos. Depois do Rafael ter contado a história, no flanelógrafo, demos conta que faltava a panela da sopa e a Daniela foi desenhá-la.
Fizemos um grande conjunto de animais e descobrimos que podíamos fazer conjuntos mais pequenos de animais iguais. Assim fomos fazendo o conjunto dos porcos, dos gatos,.... Contámos quantos animais tinha cada conjunto, identificámos o conjunto maior, que é o dos 6 canários amarelos e o menor que é o que não tem nada, zero, e aprendemos que se chama conjunto vazio. Ainda descobrimos que o conjunto da vaca e do rato eram iguais porque só tinham um animal cada um. A Paula tirou um gato e pôs no conjunto dos porcos mas nós dissemos que não podia ser porque ali era o conjunto dos porcos....pois é.... o gato "não pertence" ao conjunto dos porcos.
Agora temos uma caixa onde estão guardados todos os desenhos que fizemos e sempre que quisermos, vamos contar a história no flanelógrafo ou fazer actividades de matemática... (ligue o som)

1 comentário:

Kicas disse...

Adorei a actividade! Não é que me deu vontade de fazer um flanelógrafo para a sala?! Este ano iniciei com os 3 anos e...bem, têm 3 anos! Não desenham grande coisa :) mas trabalhamos bastante. Antigamente, e falo como se tivesse 80 anos e não 40, usávamos este material com frequência. Depois, vieram as novas modas e as TIC e parece que ficou tudo arrumado no baú...É pena!...Bjs