quinta-feira, 29 de maio de 2008

Uma história de presente..............

Aqui vai um presente antecipado do Dia da Criança, para os meus meninos que costumam ver o blog e para todos os que nos visitam. A história chama-se "O Nabo Gigante", um conto popular russo.
Vão certamente ficar tão deliciados como eu fiquei:

domingo, 25 de maio de 2008

Ai ai!!!...



Aqui vos deixo uma foto
de um quadro interactivo
- "MagicBoard"-
que fui ver num Jardim de Infância. Quando será que terei um para explorar com as minhas crianças???!!!....
É um recurso e pêras..........
.....ai, ai!!!...........

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Portugal dos Pequenitos

No passado dia 24 de Abril fomos fazer uma visita de estudo ao parque temático "Portugal dos Pequenitos", em Coimbra, onde grandes e pequenos se podem deliciar com as miniaturas dedicadas ao Império Colonial, aos mais importantes monumentos portugueses e às casas tradicionais. Em suma, um parque dedicado à arte arquitectónica.
O nosso almoço também foi diferente... fugimos à aconselhável alimentação saudável e fomos comer um belo hamburguer no MacDonalds do Fórum de Coimbra!!! Na viagem de regresso ficámos muito muito cansadinhos...
Foi um dia pleno de acção e diversão. Vimos e aprendemos muitas coisas novas mas também nos divertimos bastante.
Aqui ficam algumas imagens desse dia:

No Jardim fizemos a avaliação da nossa visita. Cada um falou sobre esse dia referindo-se ao que mais gostou de ver e fazer. Fizemos ainda pinturas das casinhas que vimos:


sábado, 17 de maio de 2008

Dia da Mãe

O Dia da Mãe foi um data muito especial que preparámos com todo o cuidado e carinho.
Mais uma vez quisemos pôr em prática os nossos dotes artísticos. Assim, e de comum acordo, resolvemos pintar uma tela para oferecer às nossas Mamãs.
Usámos a técnica do gesso com cola e água, massa esta que deve ser preparada em pequenas porções uma vez que é de secagem rápida. Pensámos previamente no que iríamos desenhar e assim pusemos as mãos na massa. Espalhámos a massa por toda a tela, desenhámos e deixámos secar. Seguidamente passámos à fase da pintura. Fomos escolhendo as cores e pintámos com muita ternura a nossa Obra de Arte(usámos tinta acrílica). O resultado final é surpreendente pois a tela fica com pintura em relevo.
Podemos desde já dizer-vos que as nossa Mamãs adoraram os nossos presentes tanto quanto nós os adorámos fazer!!!
Aqui ficam algumas imagens:

Também fizemos um cartão com uma tulipa picotada, a Paula escreveu o que nós dissemos sobre a nossa Mamã e também a desenhámos. Escolhemos ainda um carimbo e uma cor e pintámos o papel de embrulho. Vejam como ficaram:


Agora aqui vai mais um Puzzle, com as nossas telas, para todos os amiguinhos que nos visitam. Mas atenção... este é um pouquito mais difícil pois tem mais peças mas, nós sabemos que vocês são capazes!!!...




provided by flash-gear.com
E que tal dar um passeio e aproveitar para ir à Biblioteca (agora aberta aos sábados à tarde) requisitar um livro para ler em família?!... Boa ideia? Então aqui deixamos uma sugestão de um livro que a Paula nos leu e que depois também nós recontámos a história. Aqui fica e... Boas Leituras:

Uma sugestão.........

À medida que vamos explorando a Internet, vamos descobrindo alguns sítios que de uma maneira ou outra nos poderão vir a ser úteis. Assim aqui vos deixo o endereço de uma página onde poderão transformar imagens coloridas em imagens a preto e branco. Exemplo:

Aqui fica o endereço:

domingo, 11 de maio de 2008

Liberdade é...

Conversámos sobre o 25 de Abril... falámos do Presidente Salazar, das coisas que ele não deixava as pessoas fazer, da revolução dos cravos, da liberdade...... Fizemos cravos e também dissemos o que é para nós a Liberdade:
Agora diverte-te a construir o puzzle com o poema que fizemos...
Liberdade é...



provided by flash-gear.com




E então, já está? Boa mas,
para poderem ler o que está
escrito aqui fica o texto.


quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dia da Mãe






Aqui deixo ficar só um cheirinho a Dia da Mãe... para vos aguçar a curiosidade!!!...

Agradecimento

Agradeço ao Senhor Professor Carlos Quental a gentiliza que teve em prontamente me ajudar a resolver uns "problemas técnicos" no blog.
Bem haja Professor e até à próxima

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Notícia de última hora!!!...

Tenho o prazer de informar todos os interessados de que a partir da data de hoje, o nosso Jardim de Infância passa a contar com a sala da associação recreativa, a qual foi disponibilizada para a Componente de Apoio à Família, passando a funcionar o refeitório e serviço de prolongamento de horário na referida sala. Mas informo que a antiga sala, continuará a fazer parte do nosso Jardim, funcionando a mesma como sala de arrumações. As mudanças vão desde já começar... uma boa ajuda vai ser preciso dar. Contamos com a colaboração dos Pais/Encarregados de Educação nesta nova etapa...ficando marcada uma conversa entre todos para o próximo dia 20 de Maio pelas 18h como já estava marcado. Até lá!!!

Notícias...

1 - Depois da bela oferta que tivemos (livros de histórias), fomos à Escola do 1ºCEB oferecer um livro aos meninos para a biblioteca da escola. Ficaram muito contentes com o presente e prometeram que um dia destes nos vão contar a história ao Jardim (O Segredo do Rio da editora Oficina do Livro). Cá ficamos à espera...


2 - Ganhámos um leitor de DVD para a nossa sala. Os meninos ficaram muito, muito contentes e agora já podem, de vez em quando, ver alguns filmes que trazem de casa... é que no nosso Jardim ainda não temos nenhum. Agradecemos muito aos pais do Rodrigo que tão gentilmente nos fizeram esta oferta.


3 - Para agradecer os livros que o Sr. Adelino nos ofereceu e o leitor de DVD que os pais do Rodrigo nos ofereceram, fizemos uns lindos postais com as nossas assinaturas e um pequeno texto escrito pela Paula:





Água / Experências com água

Como se formam as nuvens, foi uma das experiências que realizámos este ano lectivo.
Quisemos saber um pouco mais sobre a água e assim, explorámos o livro "Água" da editora Dorling Kindersley - Civilização:

Pesquisámos em revistas e na Internet (em nossa casa), imagens sobre as diferentes utilizações da água, recortámos as imagens e colámos. Construímos todos juntos um mural:


Também fizemos uma experiência: flutua / não flutua. Observámos o objecto em questão, fizemos a previsão do que iria acontecer e observámos o resultado final. Registámos no quadro e posteriormente fizemos o nosso registo individual onde tivemos de desenhar o objecto e utilizar uma seta a apontar para cima significando que flutua ou uma seta para baixo significando que não flutua: