sábado, 17 de janeiro de 2009

O Feiticeiro de Oz



O Feiticeiro de Oz foi o nosso conto Natal, um verdadeiro conto de fadas. A Paula leu-nos esta história por capítulos e nós gostámos muito. Estivemos com muita atenção, vimos algumas imagens do livro mas criámos também muitas imagens mentais à medida que íamos imaginando, nas nossas cabecitas, todas as acções e aventuras que ouvíamos descrever. Gostaríamos de ter visto também o filme, por essa altura, mas não o conseguimos arranjar.

Na semana a seguir ao Natal o filme passou na televisão, no canal 2, e a Rita foi a única menina que o viu. Mas esta semana tivemos uma surpresa, o nosso amigo Rafael M. trouxe-nos o filme que o primo dele conseguiu gravar e vimo-lo em duas sessões. Como as personagens falam em inglês, a Paula esteve todo o tempo a fazer a tradução. Embora nós soubéssemos todos os acontecimentos da história, queríamos saber tudo o que estavam a dizer!!! Gostámos muito do filme e adorávamos sempre que aparecia a bruxa má....alguns até se assustaram um pouquito!!!!



Sinopse: Levada por um ciclone para a Terra de Oz, Doroteia caminha através de um mundo mágico, tentando encontrar a Cidade das Esmeraldas e o Feiticeiro que a pode ajudar a encontrar o caminho de regresso a casa. Viajando com três amigos - o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão - Doroteia convida todas as crianças a seguir as suas aventuras pela estrada de tijolo amarelo.

Esta história foi escrita por L. Frank Baum, publicada em 1900 e transformada num filme musical em 1939, com Judy Garland a desempenhar o papel de Doroteia.



Ao contar esta história e ao rever este filme, fui transportada para a minha própria infância, onde me consegui "ver" na casa dos meus pais com a inha família reunida na noite de Natal, a ver este mesmo filme que logo nessa altura me encantou!!! Que saudades.......................... de tudo, de ser criança, dos meus pais, dos Natais de antigamente, das histórias que me contavam,........................lá vem o sentimentalismo, dirão vocês...desculpem, foi um pouco de nostalgia que se acercou de mim mas passa já, já!!!!!!

Sem comentários: