terça-feira, 17 de março de 2009

Todos diferentes Todos iguais...

Ao descobrir as diferenças entre esquimós, índios, africanos, asiáticos,.... algumas crianças comentavam..."somos todos diferentes mas também somos iguais". Assim resolvemos explorar as diferenças e semelhanças e, partimos à descoberta do nosso corpo. Começámos por utilizar alguns instrumentos de medida como a balança, uma régua de medição e um pedímetro que a nossa amiguinha Rita nos trouxe de casa. Assim pesámo-nos, medimos a nossa altura e os nossos pés e aproveitámos para nos ordenarmos, por alturas, por ordem crescente e por ordem decrescente. Com todas estas tarefas, ficámos a saber quem é o mais alto e o mais baixo, o mais pesado e o mais leve e ainda quem tem o pé maior e o pé mais pequeno!!... Aqui ficam algumas imagens:

(ordem crescente)

(ordem decrescente)


E foi por esta altura que o nosso conhecido e amigo (de alguns meninos), o Pofessor Isca Leto, voltou ao nosso Jardim!! Desta vez ninguém se assustou.... ele também foi muito educado!! Bateu á porta, perguntou se podia entrar e depois foi entrando muito devagarinho: 1º uns ossitos da mão, a seguir uns ossitos do pé, depois mais uns ossitos do braço, da perna... Claro está que os meninos mais crescidos adivinharam logo quem era!!! Os que não o conheciam ficaram encantados...

Com este nosso amigo começámos por perceber que, por dentro somos todos iguais... Desenhámos o esqueleto e pintámos outro, articulado, que colocámos nas mais diversas posições as quais tentámos imitar:



Aqui fica o modelo para também se divertirem um pouco:

Sem comentários: