terça-feira, 31 de março de 2009

Brincadeiras ao ar livre....


Que bom é brincar ao ar livre!!!.....
Aqui deixamos ficar algumas imagens das primeiras brincadeiras ao ar livre, depois de um longo período de chuva e frio...

O dia de S. Valentim

O dia de S. Valentim, ou o Dia dos Namorados, foi cheio de energia e de amizade, claro está... Como nós não temos namorados, resolvemos eleger os nossos amiguinhos da Escola do 1ºCEB e oferecemos-lhes um simbólico presente para marcar este dia (no ano passado oferecemos bolachinhas aos nossos pais e há 2 anos trocámos cartões entre nós). Decidimos fazer uns corações com a frase... "Gosto de Ti..." Para tal utilizámos pequenos tabuleiros de esferovite (dos que se usam para embalar carne, vegetais,...) para fazer os corações, que picotámos com muito cuidado e pintámo-los com tinta acrílica. Espetámos um palito, a Paula escreveu a frase e a D. Isabel fez os laços em ráfia. Podemos dizer que todos participámos neste pequeno trabalho para os nossos amigos! Depois foi só ir entregar e foi mesmo uma surpresa boa....os meninos não estavam a contar connosco e ficaram muito contentes, assim como as Senhoras Professoras e Auxiliares....
Também fizemos um coração a mais para levarmos para os nossos pais.



Quando chegámos ao Jardim aproveitámos para dar umas corridas pois como o tempo, até à data, não andou nada bom, já não íamos lá fora há muito tempo! Que alegria!!!



Estivemos a conversar sobre o que é namorar.... Querem saber o que dissemos? Aqui fica...



Preparámos talaças para o nosso lanche... o Lanche dos Amigos... Para quem não sabe, talaças são uma bolachinhas muito fofas e em forma de coração porque são feitas numa máquina que tem essa forma... Aqui ficam as imagens de como fizemos:


O Lanche dos Amigos....

segunda-feira, 30 de março de 2009

Mais prémios....

E os prémios não param de chegar!!!.... Aqui vos deixo ficar os que recebemos este mês mas que por falta de tempo não vamos cumprir as regras ou normas que nos indicam... As notícias do Mariarapaz já estão muito atrasadas!!!!!..... temos muito para vos contar e é o que a Paula vai tentar fazer nos próximos dias!
Bom, agradecemos desde já a todos os que nos continuam a dar força e incentivo para continuar nesta blogosfera a partilhar o nosso "pequeno mundo"....

...atribuído por Caixinha da Kicas
...atribuído por La clase de Luna

...atribuído por La clase de Yolanda Luna

Obrigado a todos!!!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Subida e descida de sons...

As crianças adoram manipular os instrumentos musicais, é sempre uma alegria... Depois de todos explorarem livremente o metalofone (em metal) e o xilofone (em madeira), estivemos a descobrir sons graves e agudos e explorámos a subida e descida de sons, ou seja, do som mais grave para o mais agudo - subida - e, do som mais agudo para o mais grave - descida -.
O posicionamento deste instrumento deverá ser como o do teclado do piano, do som mais grave para o mais agudo, as lâminas maiores do lado esquerdo e as mais pequenas do lado direito.

Um outro instrumento que poderá ser utilizado para a exploração da subida e descida de sons é a flauta de êmbolo, no entanto, não é aconselhável para ser explorada por todos, por motivos de higiene!!!...

sábado, 21 de março de 2009

Tempo de avaliar...






Depois da pequena interrupção do Carnaval, cada um de nós fez uma pequena avaliação do desfile de Carnaval. Fizemos o registo gráfico e a Paula escreveu o que nós dissemos. Todos gostaram muito do desfile, principalmente da participação das famílias e de terem andado no trator.

As nossas amiguinhas...


Estas são as nossas amiguinhas que costumam "espreitar" muitas vezes o nosso blog e que nos costumam deixar mensagens muito simpáticas. São a Tânia e a Margarida, as manas das nossas Diana e Rita. Para as duas mil beijocas de algodão doce de todas as cores do arco-íris!!!.... Continuem a visitar-nos...

Palhaços.....



Desenhámos e construímos palhaços pois Carnaval sem palhaços não é Carnaval!!!...





Mais fantasias e máscaras...

Além das fantasias de índios, também viemos mascarados, de casa, de outras coisas: capuchinho vermelho, fada, zorro, João Ratão, joaninha, árabe, palhaço,... Foi uma animação, o Capuchinho vermelho nem se esqueceu de trazer os bolinhos para o nosso lanche.... obrigada à sua mamã!!
A Paula distribuiu-nos umas máscaras que a amiga dela, a Educadora Augusta, mandou para nós. Obrigada Augusta, ficámos muito contentes!!!
Vimos o filme da Pocahontas que é um filme de índios e gostámos muito!
Também vos queremos mostrar as máscaras que cada um de nós escolheu e decorou com diversos materiais.
Aqui vos mostramos agora um bocadinho de cada uma das coisas de que vos acabámos de falar:

O nosso desfile de Carnaval!!!

E aqui estamos nós prontinhos para a folia!!!!....

A irmã da Daniela fez cartazes que distribuiu pela aldeia a anunciar o nosso desfile e este, como não poderia deixar de ser, foi uma animação... Este ano, além dos Pais e comunidade educativa, também participaram os nossos amigos do 1ºCEB.
Os nossos Pais construíram um carro com uma tenda de índio (Tipi) com o chefe índio e ainda enfeitaram um outro para transportar a aparelhagem pois, desfile sem música não poderia ser!!... Tudo foi pensado ao pormenor.... tivemos ainda, no final do desfile, um delicioso lanche oferecido pela Junta de Freguesia. O nosso muito obrigada ao Sr. Presidente, soube-nos muito bem pois já estávamos muito cansadinhos!
Muito obrigada a todos os que se empenharam e participaram nesta divertida festa!
Fiquem com algumas imagens: (ligue o som)


A construção das fantasias!

Depois da decisão tomada há que arregaçar as mangas e começar o trabalho.
Utilizámos sacos do lixo pretos, plástico amarelo e branco e papel autocolante de várias cores para os fatos e, para as "coroas", cartão das paletes de leite, tirela (ou trapilho) tintas gouache e penas coloridas:

Brincando...........

..................aos médicos!!!!!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Propostas!!!....

O pequeno projecto de Carnaval foi lançado e com ele surgiram várias propostas relativamente às fantasias deste ano. Como já sabem, mascarámo-nos de índios mas vejam como decidimos: precisámos de fazer uma votação e construir um gráfico para decidir então entre as seguintes propostas, todas elas relacionadas com as temáticas abordadas até à data:

- Esqueletos
- Esquimós
- Índios
-Tartarugas
- Pinguins

A votação foi renhida entre esqueletos, esquimós e índios e acompanhada de muita animação. A interpretação dos dados foi sendo feita pelas crianças à medida que a votação ia decorrendo de forma muito natural e com muita segurança. Demonstram ter já um bom domínio no que respeita a este tipo de organização e interpretação de dados e resultados.
Aqui fica o resultado e um cheirinho do nosso disfarce:



Bebés.....

Os bebés são uma das nossas curiosidades e assim começámos a explorar... Procurámos nos nossos livros, fizemos perguntas aos nossos papás e ouvimos algumas histórias. Até já fizemos descobertas sobre gémeos...... isto porque, como sabem, temos gémeos na nossa sala embora não pareça pois é um menino e uma menina, por sinal bem distintos um do outro: a Mariana e o Leandro.

Partilhamos duas histórias com vocês: "Para onde foi o Zézinho?..." e "A Sara vai ter um irmãozinho". Esperamos que gostem.





Aqui são dois registos que fizemos: o da história do Zézinho e o da história da Sara fizemos a mãe dela grávida:


E sabem que mais???? Uma grande notícia: o nosso amiguinho Rafael M., durante estas descobertas sobre os bebés, recebeu uma bela notícia..... a sua Mamã está grávida!!!.....

Parabéns a toda a família e muitos beijinhos dos meninos do Jardim!

Entretanto já passou algum tempo e temos mais novidades.... o Rafael M. foi com a sua Mamã assistir à ecografia, exame do qual já nós tinhamos conversado aqui no Jardim, e ficou a saber que vai ter.............. uma Irmã!! Mais uma vez parabéns e beijinhos de todos nós!

Exercício físico....

E porque para manter o nosso corpo saudável, uma das várias coisas que devemos fazer é exercício físico, assim fizemos. Montámos um pequeno circuito na nossa sala, pois o frio e a chuva insistiam em não nos deixar, e toca a exercitar todos os nossos músculos, articulações, pulmões.... rebolámos, saltámos, fizemos equilibro,.... e no final demos umas cambalhotas:

Visit www.moblyng.com to make your own!

O que nós achámos mais difícil de fazer, neste circuito, foi a parte do equilíbrio.... vamos ter de treinar mais!!!

O nosso corpo

Para explorar e descobrir mais coisas sobre o corpo humano, e tudo o que se relaciona com o mesmo, procurámos na nossa modesta biblioteca os livros que se adequam a esta temática, trouxemos alguns de nossa casa, a Paula também trouxe de casa dela e também trás alguns da biblioteca do agrupamento.


A nossa amiga Rita trouxe o livro do corpo humano a três dimensões....ih ih, é mesmo giro e é tão grande que até a D. Isabel teve de ajudar a segurar!!! Pois é, temos muitos livros para descobrir muitas coisas.



Também já começámos a explorar o CD-ROM do nosso amigo Professor Isca Leto: A aventura do corpo humano. Conhecem? Se não conhecem não sabem o que estão a perder...... além de aprendermos muiiiiitas coisas, divertimo-nos imenso!! Deixamos aqui um pequenino vídeo de apresentação deste CD e um outro com uma das partes bem divertidas:



terça-feira, 17 de março de 2009

Todos diferentes Todos iguais...

Ao descobrir as diferenças entre esquimós, índios, africanos, asiáticos,.... algumas crianças comentavam..."somos todos diferentes mas também somos iguais". Assim resolvemos explorar as diferenças e semelhanças e, partimos à descoberta do nosso corpo. Começámos por utilizar alguns instrumentos de medida como a balança, uma régua de medição e um pedímetro que a nossa amiguinha Rita nos trouxe de casa. Assim pesámo-nos, medimos a nossa altura e os nossos pés e aproveitámos para nos ordenarmos, por alturas, por ordem crescente e por ordem decrescente. Com todas estas tarefas, ficámos a saber quem é o mais alto e o mais baixo, o mais pesado e o mais leve e ainda quem tem o pé maior e o pé mais pequeno!!... Aqui ficam algumas imagens:

(ordem crescente)

(ordem decrescente)


E foi por esta altura que o nosso conhecido e amigo (de alguns meninos), o Pofessor Isca Leto, voltou ao nosso Jardim!! Desta vez ninguém se assustou.... ele também foi muito educado!! Bateu á porta, perguntou se podia entrar e depois foi entrando muito devagarinho: 1º uns ossitos da mão, a seguir uns ossitos do pé, depois mais uns ossitos do braço, da perna... Claro está que os meninos mais crescidos adivinharam logo quem era!!! Os que não o conheciam ficaram encantados...

Com este nosso amigo começámos por perceber que, por dentro somos todos iguais... Desenhámos o esqueleto e pintámos outro, articulado, que colocámos nas mais diversas posições as quais tentámos imitar:



Aqui fica o modelo para também se divertirem um pouco: