quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rancho Folclórico Rouxinóis do Dão

A Sara e a Soraia são duas simpáticas meninas que pertencem ao Rancho Folclórico Rouxinóis do Dão de Fagilde. Elas vieram ao nosso Jardim falar sobre o rancho.... ficámos a saber que as roupas estão relacionadas com os trabalhos que cada um fazia, antigamente, nas terras e que por exemplo as meninas e senhoras não podem ter as unhas pintadas pois isso não se usava! A Soraia já sabe tocar bem acordeão e tocou um bocadinho para nós enquanto a Sara dançou. Gostámos muito de as ver e ficámos cheios de vontade de dançar também e foi mesmo o que fizemos!!...


O Sérgio, que é o ensaiador do rancho, veio também ao nosso Jardim para ensaiar connosco a dança da padeirinha. Foi muito divertido e sabem, nós até temos jeito e aprendemos mesmo depressa todos os passos e voltas que tínhamos de dar.
Como correu tudo bem, no fim do ano, na nossa festa, dançámos esta dança juntamente com o Rancho que tocou e cantou. Por agora ficam as imagens dos ensaios com o nosso amigo Sérgio e um dia destes verão as fotos da nossa festa!!
E se quiseres saber mais sobre os Rouxinhóis, é só clicares aqui.

Aqui vos deixamos dois meninos, vestidos a rigor, para usarem como entenderem....

Conhecer a Igreja

Havia uma coisa que nos faltava conhecer na nossa aldeia......a Igreja. E sabem, ela fica mesmo ao lado do nosso Jardim e nunca tínhamos ido lá!!! O sino está sempre a tocar e alguns dos nossos amiguinhos, que não são desta aldeia, tinham mesmo muita curiosidade de a conhecer por dentro. Assim lá fomos nós, a falar baixinho, e descobrimos que na parede atrás do altar, há uma pintura muito bonita feita pela artista plástica aqui da nossa terra. Estivemos este ano para ir ao atelier dela mas, por motivos pessoais da senhora, não foi possível...ficámos com muita pena!!! Também espreitámos as roupas que o Sr. Padre veste para fazer a missa e espreitámos ainda as escadas que vão dar até ao sino.
Gostámos muito de conhecer a igreja da nossa aldeia!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Feira do Livro em Mangualde

No passado mês de Maio fizemos uma visita à Feira do Livro em Mangualde. Tivemos oportunidade de ver diversos livros que gostaríamos muito de ter na nossa "pequena" biblioteca de sala mas, também nos apercebemos que havia outros que nós já conhecíamos e que tínhamos também. Tivemos oportunidade de ouvir 4 histórias de que muito gostámos e ainda houve tempo para brincar e descansar um pouco na relva fresquinha..... fez muito calor naquele dia!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Jogos Olímpicos da Pequenada"

Este ano realizou-se mais uma vez o encontro com os Jardins de Infância, o oitavo, o qual é promovido pelo grupo de educação física do nosso agrupamento. Desta vez o tema foram os "Jogos Olímpicos da Pequenada" tendo-se a pequenada divertido imenso. Foi uma manhã cheia de movimento e alegria onde as crianças rodaram por 10 jogos diferentes (10 estações). O ponto alto deste encontro foi no final dos jogos onde todas as crianças executaram a coreografia que tinham ensaiado numa das estações. Aqui ficam algumas fotos e também um pequeno vídeo:

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Abraços!!!

Dedico esta mensagem a Todos os que por aqui têm passado....

As férias estão aí e nós não queríamos que vocês se fossem embora sem primeiro vos dar um Grande Grande ABRAÇO!!! Gostámos muito de vos ter por cá e esperamos que continuem a aparecer. E é porque gostamos de todos vocês que vos queremos presentear com um belo texto do nosso Amigo e Escritor/Jornalista Pedro Antônio de Oliveira (do blog "A Torre Mágica").

Também para Ti Pedro, e de todos nós que fazemos este Maria Rapaz, um Grande Grande ABRAÇO!

"Eu Abraço...

O abraço é um negócio tão gostoso que devia durar para sempre. Quando a gente abraça, os corações se misturam e organizam uma batucada. O verão de um invade o inverno do outro e tudo vira primavera. A gente protege. A gente sente proteção. Na hora de um abraço, é tanta coisa que acontece... Um segredo pode ser contado ao pé do ouvido. Um choro pode se derramar e virar uma cachoeira, e virar alívio no instante seguinte, e virar alegria, e virar dia de sol. A saudade, apertada no abraço, costuma virar uma grama macia, boa para se deitar e tirar um cochilo. O abraço é sabido como ele só e deixa sempre escapar um sorriso, e a tristeza...ah, essa vai embora, sem graça... Porque o abraço pode se transformar em algo assim tão lindo que as palavras não sabem contar direito. Haverá um tempo em que todo o abraço será um beijo."
Pedro Antônio de Oliveira

Também vos deixamos com um vídeo onde alguém distribui Abraços Gratuitos a quem os quer receber, a quem sente falta deles, a quem apenas acha divertido abraçar um desconhecido!!!




Mas................... não vão já embora! Vão passando, ainda temos muitas coisas para vos contar!!!

Até logo!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Helicóptero....

Há tempos, o nosso amiguinho Rafael R. trouxe para o Jardim um helicóptero telecomandado. Foi uma animação tal que até eu me diverti a brincar com ele!!

Aqui fica um pequeno vídeo para vocês verem o Rafael a pilotar o seu helicóptero!...