quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ainda "O Nabo Gigante" (0)......

Lembram-se da história " Nabo Gigante"?!... Fizemos as personagens da história para utilizarmos no flanelógrafo e também fizemos conjuntos. Mas não foi tudo!! Por isso vamos contar-vos mais algumas actividades que fizemos, relacionadas com esta história.

Gráfico "Os animais da história":

Pretende-se com esta actividade que a criança seja capaz de:
- recolher e organizar dados num gráfico;
- interpretar os dados e analisar a informação;
- estabelecer relações numéricas.

Desta vez fizemos um gráfico diferente (não convencional), utilizámos peças de um jogo de blocos para a construção do mesmo. Na mesa colocaram-se, em linha, os sete animais da história (os desenhos que já tínhamos feito). Vez à vez colocámos à frente de cada animal tantas peças quanto o número de animais referidos na história. Com facilidade identificámos o animal que existe em maior, menor e igual quantidade. Descobrimos que as galinhas são mais uma que os gatos e menos uma que os gansos,.... (a Rita associou este gráfico aos que habitualmente fazemos no quadro branco, quando fazemos votações para escolher qualquer coisa).



Ordenámos as barras por ordem crescente e decrescente e fizemos contagens crescentes e decrescentes.



Por fim fizemos o registo pictográfico do gráfico que construímos.



No seguimento desta actividade, o Rafael M. foi para o flanelógrafo e revelou ter o sentido ordinal bem definido e interiorizado quando foi referindo e ordenando as personagens, que vão surgindo na história, da primeira até à sétima.



Sem comentários: