Ao jogar este jogo, pretende-se que a criança:
- seja capaz de ler e interpretar a tabela;
- se familiarize com padrões de pontos não convencionais (diferentes dos padrões usados por exemplo num dado de pontos);
- reproduza sons onomatopaicos (neste caso, os sons que cada animal da história produz).
No chão do polivalente a Paula desenhou, com giz, uma tabela de dupla entrada muito grande e colocou os cartões iguais às cartas do jogo de memória (maiores) e pontos do um até ao sete. Depois de identificarmos os animais, produzir os respectivos sons e explorar os padrões de pontos, jogámos. Vez à vez, cada um de nós lançou a malha (feita em cartão e pintada por nós, assim como os pontos) e ao ver o quadrado (a célula) onde calhava tinha de identificar o animal a imitar e o número de vezes a imitar.
Este jogo era para os meninos mais crescidos mas, os pequeninos também quiseram jogar e por isso precisaram de muita ajuda. assim, os mais crescidos conseguiram interpretar correctamente a tabela e até se adaptaram muito bem aos novos padrões de pontos. Alguns meninos mostraram a sua capacidade de subitizing (referir a quantidade sem recorrer à contagem termo a termo) até ao valor quatro (com o dado, alguns meninos já demonstram essa capacidade até ao seis).
Os meninos que tinham mais dificuldade colocavam-se dentro da célula, onde calhava a malha , e percorriam o caminho até chegar ao animal e depois voltavam à mesma célula e percorriam o caminho até chegar aos pontos, tornando assim mais fácil a interpretação da informação.
Este jogo era para os meninos mais crescidos mas, os pequeninos também quiseram jogar e por isso precisaram de muita ajuda. assim, os mais crescidos conseguiram interpretar correctamente a tabela e até se adaptaram muito bem aos novos padrões de pontos. Alguns meninos mostraram a sua capacidade de subitizing (referir a quantidade sem recorrer à contagem termo a termo) até ao valor quatro (com o dado, alguns meninos já demonstram essa capacidade até ao seis).
Os meninos que tinham mais dificuldade colocavam-se dentro da célula, onde calhava a malha , e percorriam o caminho até chegar ao animal e depois voltavam à mesma célula e percorriam o caminho até chegar aos pontos, tornando assim mais fácil a interpretação da informação.
No fim do jogo imaginem só o que aconteceu!!!..... Pois é, ficámos cheios de vontade de fazer desenhos no chão, com giz, como a Paula fez ao desenhar a tabela......e assim foi........ (ligue o som)
.....................e depois de muito termos desenhado, ainda fomos "ilustrar" as células da nossa tabela e o resultado final foi o que podem aqui ver: uma grande TELA pintada a GIZ.............
.....................e depois de muito termos desenhado, ainda fomos "ilustrar" as células da nossa tabela e o resultado final foi o que podem aqui ver: uma grande TELA pintada a GIZ.............
2 comentários:
Gostei muito das actividades apresentadas .
Estratégias interessante para o desenvolvimento de competências.
Parabéns, muito bem conseguido.
Muito, muito giro!
Nada como vivenciar para aprender e aprender pode ser tão divertido!
Beijinho da Xinha
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