sábado, 21 de fevereiro de 2009

É Carnaval!!!......... Desafio.................


É Carnaval, ninguém leva a mal..............
Entre no espírito Carnavalesco e clique em baixo para ouvir uma música bem ritmada e ver os disfarces divertidos que o nosso amigo "Professor Isca Leto" tem para vos divertir......



E agora aqui fica o desafio: observem os diversos disfarces do "Professor Isca Leto" e tentem descobrir qual foi a nossa fantasia este ano.....deixem ficar o vosso palpite e quem descobrir, ganhará um selo nosso.
Atenção: este desafio não é válido para quem já sabe a resposta!!!!!!!..................


Selos.........


E chegou-nos um selo interessante, o de "Mulheres bem resolvidas"!!!...
Quem me presenteou foi:
Sil, Nexita, Kicas, Aninhas
O meu muito obrigada a todas!!!...

As regras a seguir são:
1. Exibir a imagem do selo
2. Postar o link do blog de quem recebi o selo
3. Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo
4. Avisar as escolhidas

As minhas escolhidas são:

Ana, Catarina, Célia, Clarisse, Cristina C.
Cristina L., Juca, Luz, Maria , Sara

Muito obrigada à Célia do blog Fofos de Belas que nos presenteou também com o seguinte Selo:





terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Aniversário do Rafael M.

Estas são as fotos do aniversário do Rafael M. que foi o 1º menino a completar 6 anos... Teve uma surpresa, a sua mamã assistiu à sua pequena festa no Jardim, o que o deixou muito contente!!!
(ligue o som e clique nas escotilhas do barco para mudar de foto)

Click to play Aniversário Rafael M.
Create your own postcard - Powered by Smilebox
Make a Smilebox postcard

Aniversário do Rafael R.

Aqui ficam imagens do aniversário do Rafael R. e também do presente que ganhou dos seus papás, o qual o deixou tão contente que quis partilhar com os seus amigos essa alegria!!!...
(ligue o som e clique nas fotos para as visualizar)

Massa de cores...........

A modelagem é uma das actividades que as crianças têm prazer de fazer......
Quando são as próprias a "fabricar" a massa de modelar esse prazer é a dobrar!.....
Para isso basta um pouco de farinha, água e corante....
depois é só pôr as mãos na massa e criar a brincar!!!!!!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Adivinha Quanto Gosto de Ti


Todos conhecem esta canção, não é verdade?!!! Por isso não a coloquei aqui para dá-la a conhecer, mas sim para a dedicar aos meus meninos e a todos os meninos que por aqui passarem (inclui também os meninos mais crescidinhos) .........
Aqui fica:



domingo, 15 de fevereiro de 2009

Carnaval no Mundo...

Partilho aqui um Powerpoint com várias imagens de Carnaval em três Países: Portugal, Brasil e Itália. O último slide dá uma sugestão a todos os educadores!! Espreitem...



Deixo-vos também uma imagem para colorir do Carnaval em Veneza (Itália):


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Troféu Pedagogia do Afecto - Homenagem

Ao blog Pedagogia do Afeto o nosso muito obrigado pela homenagem com que nos presenteou por termos recebido 5 vezes o Troféu Pedagogia do Afecto. Aqui fica:


As estrelas e os cometas

Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.
Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.
Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.
Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.
Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações.

Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam.
Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas.
Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor.
Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.
Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.
Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos.

Autor desconhecido
Atenciosamente,
Bruna Vaz

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"O Nabo Gigante" (2).....

"Imita o animal" (tabela de dupla entrada):
Ao jogar este jogo, pretende-se que a criança:
- seja capaz de ler e interpretar a tabela;
- se familiarize com padrões de pontos não convencionais (diferentes dos padrões usados por exemplo num dado de pontos);
- reproduza sons onomatopaicos (neste caso, os sons que cada animal da história produz).

No chão do polivalente a Paula desenhou, com giz, uma tabela de dupla entrada muito grande e colocou os cartões iguais às cartas do jogo de memória (maiores) e pontos do um até ao sete. Depois de identificarmos os animais, produzir os respectivos sons e explorar os padrões de pontos, jogámos. Vez à vez, cada um de nós lançou a malha (feita em cartão e pintada por nós, assim como os pontos) e ao ver o quadrado (a célula) onde calhava tinha de identificar o animal a imitar e o número de vezes a imitar.

Este jogo era para os meninos mais crescidos mas, os pequeninos também quiseram jogar e por isso precisaram de muita ajuda. assim, os mais crescidos conseguiram interpretar correctamente a tabela e até se adaptaram muito bem aos novos padrões de pontos. Alguns meninos mostraram a sua capacidade de subitizing (referir a quantidade sem recorrer à contagem termo a termo) até ao valor quatro (com o dado, alguns meninos já demonstram essa capacidade até ao seis).



Os meninos que tinham mais dificuldade colocavam-se dentro da célula, onde calhava a malha , e percorriam o caminho até chegar ao animal e depois voltavam à mesma célula e percorriam o caminho até chegar aos pontos, tornando assim mais fácil a interpretação da informação.



No fim do jogo imaginem só o que aconteceu!!!..... Pois é, ficámos cheios de vontade de fazer desenhos no chão, com giz, como a Paula fez ao desenhar a tabela......e assim foi........ (ligue o som)



.....................e depois de muito termos desenhado, ainda fomos "ilustrar" as células da nossa tabela e o resultado final foi o que podem aqui ver: uma grande TELA pintada a GIZ.............



"O Nabo Gigante" (1).....

Jogo da memória:
Ao jogar este jogo pretende-se que a criança adquira o conceito de par e desenvolva a memória visual.

As cartas do jogo foram construídas a partir da digitalização dos desenhos das personagens da história, feitos pelas crianças, onde se acrescentou texto ( o nome da personagem: gato, nabo, velhinho,...). O baralho ficou assim composto por onze pares de cartas.
Depois foi só jogar com o entusiasmo do costume, sem esquecer as regras do jogo....

Ainda "O Nabo Gigante" (0)......

Lembram-se da história " Nabo Gigante"?!... Fizemos as personagens da história para utilizarmos no flanelógrafo e também fizemos conjuntos. Mas não foi tudo!! Por isso vamos contar-vos mais algumas actividades que fizemos, relacionadas com esta história.

Gráfico "Os animais da história":

Pretende-se com esta actividade que a criança seja capaz de:
- recolher e organizar dados num gráfico;
- interpretar os dados e analisar a informação;
- estabelecer relações numéricas.

Desta vez fizemos um gráfico diferente (não convencional), utilizámos peças de um jogo de blocos para a construção do mesmo. Na mesa colocaram-se, em linha, os sete animais da história (os desenhos que já tínhamos feito). Vez à vez colocámos à frente de cada animal tantas peças quanto o número de animais referidos na história. Com facilidade identificámos o animal que existe em maior, menor e igual quantidade. Descobrimos que as galinhas são mais uma que os gatos e menos uma que os gansos,.... (a Rita associou este gráfico aos que habitualmente fazemos no quadro branco, quando fazemos votações para escolher qualquer coisa).



Ordenámos as barras por ordem crescente e decrescente e fizemos contagens crescentes e decrescentes.



Por fim fizemos o registo pictográfico do gráfico que construímos.



No seguimento desta actividade, o Rafael M. foi para o flanelógrafo e revelou ter o sentido ordinal bem definido e interiorizado quando foi referindo e ordenando as personagens, que vão surgindo na história, da primeira até à sétima.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hello!!!

A sensibilização a uma língua estrangeira está contemplada no nosso projecto curricular. Assim, o contacto com a língua inglesa vai surgindo aos poucos, vamos aprendendo algumas palavras de acordo com as temáticas que estamos a abordar. No entanto, as canções simples são uma boa estratégia para as primeiras aprendizagens de uma forma lúdica. Aqui vos deixamos ficar uma gravação nossa de uma canção em inglês, "Hello", que cantámos na nossa festa de natal. Foi uma surpresa, todos ficaram admirados!!!


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Matemática e arte...

No 1º período, desenvolvemos algumas actividades com os blocos lógicos e vamos aqui mostrar-vos.
[Os blocos lógicos são um jogo que ajuda a criança a desenvolver o seu pensamento lógico-matemático. É formado por 48 peças com diferentes atributos: cor(vermelho, amarelo e azul), forma(triângulo, rectângulo, círculo e quadrado), tamanho (grande e pequeno) e espessura (grosso e fino).]
Depois de termos explorado as peças, agrupando e classificando as mesmas de acordo com um ou mais atributos, fizemos uma exploração livre onde demos largas à nossa imaginação e criatividade. Depois, com papeis de cor, lápis, tesouras e cola, continuámos a desenvolver a nossa criatividade. Contornámos, recortámos e colámos fazendo as mais diversas criações. Depois de todos os nossos trabalhos estarem prontos explicámos aos nossos amigos o que tínhamos feito e por fim fizemos uma exposição numa das paredes da nossa sala. (ligue o som)

Além do jogo dos blocos lógicos, também temos uma caixa com as peças dos respectivos atributos e negação dos mesmos:Também fazemos jogos e alguns já bem difíceis, utilizando as negações, e alguns de nós já conseguimos fazer muito bem... (ligue o som)


"Selo"

A Srª Professora Georgina e os seus alunos, do blog "As Letrinhas do Gil", ofereceram este selo a todos os Educadores e Professores que fazem parte da sua lista de blogs educativos. Recebo-o com carinho e agradeço a atribuição:

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Mais Prémios!

Aqui ficam os últimos prémios que nos foram atribuídos e os quais agradecemos a quem nos presenteou:

- do blog "Reino Encantado das Almofadas" recebemos o seguinte prémio:


- dos blogs "PróProf" , "Jardim da Brincadeira" e "Pirlim Pim Pim" recebemos este prémio:

- e recebemos ainda do blog "PróProf":

Reencaminho estes três prémios às minhas colegas e amigas Educadoras que continuam a ser as minhas companheiras especiais nesta "aventura" dos blogs: